MITO DO ENEAGRAMA

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Andrei nasceu há 3 mil anos atrás, com características distintas de outras pessoas. Desde a infância sabia que possuía dons ou como ele mesmo denominava “esquisitices” que fariam com que sua vida fosse totalmente solitária. Sua mãe sempre lhe dizia: “Quanto maior for seu poder, mais solitário você será”.
Andrei cresceu e se tornou um jovem cuja beleza era admirável, mas algo o incomodava: ele podia ouvir as pessoas, podia compreender seus anseios, podia entender suas falhas, pois tinha ciencia que todo ser humano é apto a falhar... Na realidade, nem todos. Para Andrei, suas falhas não eram justificadas e nem perdoadas.
Embora fosse muito popular, ele compreendia o seu destino, mas não o aceitava. Suas esquisitices afastavam todos que pudessem edificar em sua vida amizades verdadeiras. Mas o tempo fez tudo mudar. Em uma tarde, sentado embaixo de uma árvore frondosa, Andrei começou a questionar à sua criação. Queria respostas. Por que podia ouvir e entender outras pessoas e não conseguia entender quem era e qual seria seu papel no mundo? Por que vivia uma vida de segredos por medo de ser abandonado e chegava à conclusão que sempre estivera sozinho? Então se esconder da realidade seria o único meio de possuir um futuro menos frio e cinza? O que fazer? Por que viver?
Por que? Por que?
Andrei entrara em conflito existencial. Queria descobrir quem era de fato. Em meio a seus questionamentos algo surpreendente acontece. Uma voz o chama: Andrei, Andrei!
Ele olha para os lados tentando descobrir de onde vem aquela voz, mas nada encontra. Logo imagina que além de estranho, acabara ficando louco.
- Andrei por que viver fugindo? Não percebe que seu chamado é superior a qualquer trauma ou frustração você tenha passado? Por que não encara o fato de que sua missão só terá início quando você começar a se aceitar com todos seus defeitos e qualidades? Será que não percebe que somente quando aceitar as diferenças como virtudes poderá verdadeiramente usufruir uma vida completa?
Andrei embora assustado, começa um momento de auto-análise. Ele procura absorver toda profundidade contida nessas frases.
A voz continua:
- Andrei, saiba que somente os fracos impõem suas idéias e controlam as pessoas. Os fortes de verdade são aqueles que expõem suas idéias e respeitam as diferenças.
- Por que escuto os outros? Por que sirvo de consolo e nunca consigo abrir meu coração? O que esse dom significa? Pergunta Andrei.
- Meu querido Andrei, aprenda em primeiro lugar que a arte de ouvir é tão ou até muito importante do que a arte de falar. Sábios são aqueles que fazem do silêncio sua maior fonte de sabedoria. Você é aquilo que emana de seu coração, portanto, se aceite para que a essência de toda sabedoria possa fluir de seus poros.
Andrei parecia anestesiado com tamanha informação. Por um momento pôde se sentir especial em ter a facilidade de compreender o ser-humano. Naquela tarde, Andrei se perdoou e se amou pela primeira vez. Naquela tarde, ele descobriu quem era, naquela tarde, Andrei fez uma viagem ao interior de seu ser e tomou uma decisão: Fazer com cada indivíduo descubra que o propósito de viver é buscar a felicidade, mas para isso, é necessário que as diferenças dêem lugar há uma fonte inesgotável de descobertas.
Andrei viveu 90 anos espalhando sementes de sabedoria e autoconhecimento pelo mundo. Pregou a liberdade de valores, a ausência de censuras; deixou bem claro a todos, que somos aquilo que pensamos e permanecemos através daquilo que edificamos neste mundo.
Naquela tarde, Andrei criou o Eneagrama (que até hoje é usado por grandes empresas, para treinamento de seus executivos) e com isso trouxe ao mundo a chave que destrancaria as portas da escuridão de uma vida vazia e que revelaria à sua verdadeira essência.

Por: Rebeca Christie

Comments

3 Responses to “MITO DO ENEAGRAMA”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Unknown disse...

Aiin MITO ficou MARA ! Adooooooorei . o viideo entãao mais engraçado aindaa . Amigaa tá lindo seu blog viu ! Amo vcêe ♥

Beeeeeeeeeeijo grande da Liiih ;D

27 de abril de 2009 às 17:09
Unknown disse...

Bem-Vinda ao mundo dos blogueiros!

27 de abril de 2009 às 20:36
Deby disse...

Vc tá cada vez melhor.... não deixe de lado os seus ideais, tenho certeza que vc vai longe. adorei!!! te adoro muito

28 de abril de 2009 às 05:49

Postar um comentário