APRENDENDO A SER RACIONAL

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Podemos definir seres racionais como aqueles que são movidos pela verdade, pela clareza e objetividade, por situações e vontades próprias. São seres conscientes que não se deixam dominar por impulsos passionais.
Na realidade, essa definição de razão está sendo impregnada de uma forma dura e , ao mesmo tempo, "indolor" em minha vida, pelo fato de que todas as lágrimas se transformaram em areia. Um deserto onde a ausência de emoções fez com que todos os sentimentos se transformassem em dunas intransponíveis para a compreensão ilusória.
Reconheço que a passividade foi meu sobrenome durante alguns anos. O lado emotivo era algo latente e que sempre determinou o rumo de minha trajetória. A racionalidade era algo tão distante que, para a maioria, aparentemente, ainda não tínhamos sido apresentadas.
Hoje, depois de muito apanhar desta que deveria ser minha maior aliada, percebo e afirmo que todos nós precisamos manter os pés no chão. É necessário que abandonemos este conceito fantasioso da vida no qual as emoções, as paixões, que são cegas, definam quem somos e o que poderemos fazer.
É compreensivo que o homem sinta a necessidade de se apegar a algo ilusório, que não condiz com a realidade, já que a mesma é tão cruel na maioria das vezes. Porém, esse nível de apego é algo que, ao invés de ser benéfico, acaba se tornando uma bomba em contagem regressiva. Tudo deve ser analisado e colocado a prova. Aquilo que aceitamos como verdade precisam ser questionadas.
O que seria racional se não pudesse ser comprovado através de fatos concretos? Será que afirmar que nós, mulheres, fomos formadas da costela de um homem é ser racional? E acreditar que realmente existe um pote de ouro no final do arco-íris?
Ser racional é ser livre para questionar, para mencionar sua opinião ao invés de impô-la como doutrina irrefutável. É se permitir escolher entre o azul ou o rosa sem se preocupar em o rosa ser a cor definida para as meninas e o azul ser a que identifica o sexo masculino.
Ser racional é deixar o espírito livre para percorrer e desvendar segredos que foram absorvidos com o tempo sem embasamento.

É como afirma Nietzsche:

" Tudo evolui. Não há realidades eternas, tal como não há verdades absolutas." ( Humano, demasiado humano).

SER RACIONAL É SE PERMITIR QUESTIONAR!


Por: Rebeca Christie

Comments

3 Responses to “APRENDENDO A SER RACIONAL”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

ivandro disse...

Rebeca gosto muito de filosofia eu li um livro quando Nietzsche chorou que fala algumas filosofias dele.estou gostando muito do seu blog enquanto escrevo escuto faroeste caboclo do renato russo parabéns.

4 de maio de 2009 às 13:39

Muito bom! Gosto de filosofia.

17 de maio de 2017 às 19:00

Muito bom! Gosto de filosofia.

17 de maio de 2017 às 19:01

Postar um comentário